Dashboard: como construir em 5 passos

Dashboard: como construir em 5 passos

Com o aumento na utilização de sistemas de informação no decorrer dos últimos anos, vem surgindo grande necessidade de gerenciamento e monitoramento dos dados desses sistemas por meio de um dashboard.

Nesse sentido, com intuito de otimizar cada vez mais o processo de crescimento do negócio, é necessário a presença de dashboard e relatórios apresentados das mais diversas formas. Nesse artigo, vamos apresentar para você uma forma de construir um dashboard.

O que é um dashboard?

Dashboard nada mais é um ou vários painéis que contém informações, métricas e indicadores importantes. Eles servem para o controle do andamento do seu negócio, também conhecido como painéis de controle.

Portanto, os dashboards monitoram o que tem de mais importante dos seus dados. Geralmente envolvem informações importantes do cotidiano da sua empresa, auxiliando na tomada de decisão, realizando monitoramento de metas, entre outros.

Google-Analytics-1280x720-1-1024x576 %categoria Dashboard: como construir em 5 passos

Como funcionam um dashboard?

Um dashboard funciona a partir da integração de dados de um sistema de informação utilizado na empresa. Na qual, esses dados servem para alimentar gráficos, tabelas e indicadores que tem no seu dashboard.

Com a atualização desses dados o dashboard sempre vai receber novas informações, tendo assim uma variação dos gráficos, conforme eles foram construídos.

Como criar um dashboard?

Existem diversas maneiras de se construir um dashboard, porém, é interessante que se siga alguns passos para que o mesmo possa ser bem construído e que sua funcionalidade seja conforme o planejado.

Em resumo, para a construção de um dashboard existem algumas etapas que são fundamentais como, qual a finalidade do dashboard, definir métricas e indicadores, extração dos dados, o tratamento desses dados, criação do layout.

1. Qual a finalidade do dashboard

Antes de tudo você também precisa definir objetivos, como:

  • Qual o projeto? (É um projeto de RH, Marketing, Finanças, Controle de estoque?)
  • Qual nível (operacional, tático ou estratégico)
  • Qual objetivo central?

2. Métricas e indicadores

Nessa etapa, para que a criação de um bom do dashboard é importante definir bem as métricas e indicadores, pois são esses que vão ser representados nos seus gráficos e tabelas.

3. Extração dos dados

Além disso, definir a origem desses dados é uma etapa muito importante no processo de criação de um dashboard, dados esses que podem ser integrados de sistema de informações, planilhas eletrônicas, banco de dados online e off-line, onde é através desses dados que os indicadores alimentam os gráficos, tabelas, cartões e relatórios.

4. Tratamento dos dados

Então, com a capitação dos dados já feita, é necessário fazer um tratamento desses dados, com a finalidade de utilizar somente as informações necessárias e os indicadores corretos, diminuindo assim o risco de problemas futuros com o painel de informação.

Por isso, saber executar essa limpeza é de fundamental importância para não ter excesso de informação, é nessa etapa que os dados desnecessários são removidos, ficando assim, somente os dados a serem utilizados.

Agora que a extração e tratamento dos dados já foi concluída é hora de botar a mão na massa!

5. Criação do layout

Desenhar o painel é uma etapa também muito importante para criação de um dashboard. O design faz todo sentido na hora de visualizar os seus resultados.

A criação do layout vai de acordo com a sua necessidade. Existem diversas formas de se criar um dashboard, diversos modelos de gráficos, de tabelas, de indicadores que podem proporcionar, se bem utilizado, uma visão mais adequada para os seus dados. Mas é importante sempre escolher o que seja simples e objetivo para suas necessidades.

Component-8-1024x795 %categoria Dashboard: como construir em 5 passos

Conclusão

Por fim, agora que você sabe tudo sobre como construir o seu dashboard, chegou a hora de criar o seu próprio projeto. Agora, vale a pena lembrar, que todas essas etapas são fundamentais para que seu projeto seja bem-sucedido e que ele vai suprir todas as suas necessidades.

Além disso, lembre-se de escolher uma boa ferramenta para desenvolver o seu dashboard. Existem diversas no mercado e com diversas características, escolha de acordo com a que você se familiarizar mais.

Se você se sentiu curioso em saber mais sobre o assunto, tem alguma dúvida que não foi comentado aqui nessa postagem, entre em contato com nossa equipe, estaremos sempre dispostos a tirar todas as suas dúvidas.

Acompanhe nas nossas redes sociais, sempre estamos postando novidades a respeito do mundo dos dados.

beAnalytic

{INSIGHTS}

Inscreva-se na Newsletter

Fale com um especialista!​

Entraremos em contato em 15 minutos.