O que faz uma consultoria em Business Intelligence (BI)?

beanalytic business intelligence para logística e transporte
Sumário

A principal função de uma consultoria em Business Intelligence é interpretar os dados, identificar tendências importantes e fornecer informações relevantes para os gerentes, departamentos e diretores para que possam tomar decisões que ajudem no crescimento da empresa.

Principais ferramentas de uma consultoria em Business Intelligence

  • Visualização de dados, como Tableau, Power BI e Qlik;
  • Sistema de gerenciamento de base de dados, como SQL;
  • Linguagem de programação para transformação e limpeza de dados, como Python;
  • Sistema em nuvem para automatização de processos, como AWS, GCP e Azure;
  • Ferramenta básica e comum, como Excel.

Por mais que possa variar o método de trabalho de uma empresa de consultoria para outra, algumas atividades são comum a todas:

  1. Avaliar os sistemas e ferramentas atuais para coleta de dados e implementar novos, conforme necessário;
  2. Produzir documentação necessária para os funcionários sobre como produzir, acessar ou interpretar dados relevantes para sua função;
  3. Revisar e validar dados coletados de clientes;
  4. Usar uma variedade de ferramentas de modelagem e extrapolação de dados para analisar as informações coletadas, produzindo relatórios e outros resultados importantes;
  5. Recomendar novas fontes de coleta de dados que possam ajudar a empresa a atingir seus objetivos de negócios;
  6. Comunicar insights da análise de dados para gerentes e executivos, observando especificamente como os insights de dados podem se alinhar com as metas e objetivos do negócio da empresa.

Já em 2016, Harvard Business Review reportava que empresas perdiam 3 trilhões de dólares por má gestão de dados.

Hoje, a empresa que contrata uma consultoria em Business Intelligence, tende a se diferenciar de seus concorrentes ao conseguir melhorar a qualidade de dados.

Portanto, a partir da expertise e experiência, os consultores conseguem apontar com maior facilidade o caminho, bem como os riscos, tendências, etc.

Leia mais:
5 motivos para trazer a integração de sistemas para dentro da sua empresa
Quando escolher o QLIK Sense como ferramenta de BI
Analista de Business Intelligence: o que faz?

Veja a seguir 7 razões do porquê sua empresa precisa contratar uma consultoria em Business Intelligence:

Capacidade de obter informações relevantes sobre seus clientes

Com Business Intelligence as empresas podem entender melhor seus clientes, analisando seus padrões de compra e criando perfis de usuário.

Dessa forma a solução ajuda os negócios a criarem melhores produtos e experiências de produtos para seus clientes.

Maior visibilidade das operações do negócio

As organizações que aproveitam a inteligência de negócios terão melhor controle sobre seus processos de negócios.

Elas conseguem melhor visibilidade do que está acontecendo na organização, e ter uma vigilância ativa sobre os processos e procedimentos de forma a facilitar ações de correção para qualquer problema interno.

Obter insights para ações que possam ser realizadas

Insights acionáveis ​​são aquelas métricas que realmente permitem que você execute qualquer ação que ajude o negócio a entender melhor seus clientes, conhecer os pontos fortes e fraquezas do negócio e agir para melhorar seus indicadores.

Ganho de eficiência dos departamentos da empresa

Ao tornar os dados acessíveis em várias equipes da organização sua empresa reduz o tempo de espera nas solicitações de relatórios e aumenta a produtividade de todas as equipes da empresa.

Inegavelmente os dados devem ser acessíveis a todos e não limitados a algumas equipes privilegiadas. Isso ajuda todos na empresa a se manterem informados e tomarem decisões com conhecimento de causa.

Disponibilidade de dados em tempo real

Um sistema de business intelligence fornece dados em tempo real em todos os momentos.

Sendo assim, o BI reduz o risco de qualquer possível erro humano ao preparar quaisquer relatórios de dados críticos.

Além disso, ter acesso a dados em tempo real permite que as pessoas fiquem sempre informadas sobre a saúde da empresa.

Melhores campanhas de marketing

Uma consultoria em Business Intelligence permite que a equipe de marketing da organização crie melhores campanhas que proporcionem melhor retorno sobre o investimento (ROI), fornecendo-lhes uma maneira conveniente de acessar dados sobre as campanhas atuais e passadas.

Além disso ele também fornece métricas importantes, como custo de aquisição de clientes (CAC), custo por lead (CPL), taxas de cliques das campanhas (CTR) e muitos outros indicadores cruciais para uma campanha de marketing bem-sucedida.

Dar ao negócio uma vantagem competitiva

A consultoria em Business Intelligence ajuda empresas a ter insights sobre o que seus concorrentes estão fazendo e permite que eles tomem decisões informadas e educadas para os planos.

Além disso, uma empresa que fica de olho em seus sistemas internos o tempo todo, fica à frente de uma empresa que não o faz.

Leia também:
Business Intelligence: porque sua empresa precisa disso
5 melhores consultorias de BI no Brasil

Autor(a)
Felipe Lisboa
Felipe Lisboa, profissional com mais de 10 anos de experiência como financeiro, com especialização em análise de dados pela Springboard. Formado em programação com ênfase em SQL e Python pela Academia de Código. Cidadão do Mundo, que adora viajar e conhecer novos lugares e pessoas.
Conteúdos relacionados

São Paulo, SP
Tv. Dona Paula, 13 – Higienópolis

Natal, RN
Av. Cap. Mor Gouveia, 3000 – Sala A413 – Lagoa Nova

Fortaleza, CE
Av. Dom Manuel, 1020 – Centro

© 2024 beAnalytic – Todos os direitos reservados | [email protected] | (11) 5198-0223

Fale Com Um Especialista

*Este contato é comercial. Para outras demandas, entrar em contato através do e-mail [email protected].

Machine
Learning

Com a consultoria em Machine Learning da beAnalytic, a nossa equipe fica responsável por:

Mapeamento, coleta e tratamento dos dados necessários para o projeto;

Definição do algoritmo apropriado com base nos objetivos do projeto, e início do treinamento do algoritmo;

Avaliação do desempenho do modelo de ML, otimização e implementação no ambiente de produção.

A