Dashboards a favor da gestão empresarial

Dashboards a favor da gestão empresarial

Muito já se ouve falar sobre analise se dados e suas ferramentas de visualização – os dashboards – e como ela pode e influencia todo o meio em que vivemos, pois eles estão presentes em todos os âmbitos da vida cotidiana atual. Por exemplo, no marketing digital nós podemos fazer uso dos dashboards para montar de estratégias claras e objetivas.

Se deseja focar no marketing digital, leia: Web Analytics: Como alavancar seus resultados em Marketing Digital?

De maneira análoga, a análise de dados atrelada a gestão da empresa já é uma realidade que vem mudando constantemente e bruscamente de forma positiva a visão de negócios dos gestores.

Atualmente o formato mais utilizado para isso são os relatórios em formato de Dashboards. Contudo, apesar de já ser uma realidade que mudou a gestão de muitas empresas, isso ainda é algo desconhecido para tantas outras.

O que é um Dashboard?

Vamos esclarecer um pouco mais esse tema. Um dashboard é um modelo de relatório que visa facilitar a visualização e compreensão de informações, indicadores e métricas, com informações transmitidas de forma ágil e pratica em tempo hábil para o gestor.

Leia também: Como construir um dashboard em 5 passos 

TorDemcember28-1024x410 %categoria Dashboards a favor da gestão empresarial
fonte freepik

Em quais áreas a minha empresa poderia utilizar este tipo de relatório?

Esse modelo de relatório pode ser utilizado em qualquer área de uma empresa, desde a produção, recursos humanos até a parte financeira. Para isso existe apenas uma ressalva, identificar se é possível ser realizada a coleta de dados referente as informações que você deseja obter no dashboard.

Agora, vamos nos aprofundar  na extração de dados, para que entenda melhor de onde esses dados podem ser retirados para tornar possível a realização da produção dos dashboards.

Para isso, os dados podem ser coletados diretamente de planilhas em Excel, de arquivos csv, de softwares utilizados para gerenciar a empresa, esses são apenas alguns exemplos, mas existem muitas outras maneiras de extrair esses dados.

Então, podemos dizer que temos uma ampla gama de possibilidade disponíveis para que seja possível garantir a obtenção desses dados, bem como garantir a melhor forma para compreensão dos dados por parte dos usuários. E ainda pode-se contar com vários softwares, formatos e modelos nos quais esses dashboards podem ser produzidos.

Diante disso, podemos dizer que as informações que compõem o dashboard devem ser dados com os quais a empresa trabalha, buscando retratar a sua realidade para que assim seja garantida a fidedignidade da informação.

Esse, por sua vez, é de longe um dos fatores mais importantes na produção dos dashboards: Garantir que a informação bem como a sua retratação seja fidedigna, pois são nessas informações, afinal, nas quais serão embasadas as tomadas de decisões daquele momento em diante.

Dashboards x outros modelos de relatório

No entanto, esta não é a única forma de analisar informações e dados. Sabe-se que em algumas empresas ainda são utilizados outros tipos de formatos de relatórios. Contudo, estes em sua grande maioria, demandam tempo para ficar prontos a cada nova análise e a cada nova decisão a ser tomada dentro da empresa.

Isso torna-se demasiado desgastante e maçante para o profissional que o produz. Bem como para o profissional que necessita da informação, pois além de refazer todo o relatório, geralmente estes são extensos e de difícil entendimento e visualização.

Diante do exposto, podemos entender a importância de ter os dashboards como aliado à gestão. Os dashboards tornam a gestão precisa, ágil e pratica. Possuir uma tomada de decisão ágil e confiável, com base em dados, pode garantir que uma empresa feche negócios mais rapidamente e assim não perca grandes oportunidades.

As análises possíveis

Além disso, ter todas as informações importantes a um clique de distância, auxilia na resolução de problemas. Hoje este é um ponto que vem sendo cada vez mais frisado no mercado em geral.

A alta capacidade de identificar problemas é importante. Entretanto, mais importante que isso é a capacidade de encontrar soluções possíveis para resolvê-los é uma qualidade impar no mercado de trabalho. Pois, pode fazer toda a diferença para sua gestão.

Entendendo isso, algo a mais pode ser explanado. Os dashboard proporcionam a liberdade de entender as informações por diversos âmbitos da análise, com total interação entre os dados.

Com este tipo de relatório, é possível responder perguntas simples como: “qual faixa etária mais consome o meu produto?” Até perguntas complexas como: “qual a taxa de conversão de clientes e sua relação com o aumento do ticket médio de vendas no período?”

Conclusão

Desse modo, é possivel obter tudo isso reduzido e disponível em um único local, com fácil interpretação, visualização e acesso. Imagina atrelar tudo isso a gestão da sua empresa permitindo que ela cresça com organização e mais confiança. Isso é possível, com a utilização de relatórios em formatos de dashboards.

Quer saber como começar essa mudança na gestão da sua empresa?

Quer saber mais sobre o assunto? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe, estamos sempre dispostos a tirar todas as suas dúvidas.

Se inscreva nas nossas redes sociais, sempre estamos postando novidades a respeito do mundo dos dados. Contate-nos aqui. E veja a mudança acontecer.

beAnalytic

{INSIGHTS}

Inscreva-se na Newsletter

Fale com um especialista!​

Entraremos em contato em 15 minutos.