O que é Dashboard?
Os Dashboards, ou painéis, são ferramentas visuais usadas por empresas para monitorar seus principais indicadores de desempenho (KPIs). Eles também são ferramentas úteis para acompanhar o progresso em direção às metas e/ou grandes quantidades de dados, sendo uma peça essencial para as empresas modernas.
Afinal, no mundo ágil em que vivemos, conseguir realizar essas análises de forma rápida e precisa se tornou uma grande virtude dos tomadores de decisão, e os painéis são os maiores aliados nesse momento.
O objetivo mais comum para a criação de um Dashboard é auxiliar os setores financeiro e operacional. Essas são áreas que requerem análises mais profundas e que geralmente possuem uma quantidade enorme de dados envolvidos, fazendo com que um painel seja indispensável para que haja uma ótima otimização de tempo.
Defina objetivos e prioridade
Antes de começar o desenvolvimento do seu Dashboard, você precisa definir metas e prioridades, pois isso o ajudará a manter o foco no que é mais importante.
Sendo assim, é fundamental saber quais informações o painel precisa mostrar, e esse é um ponto que deve ser muito bem alinhado com o seu cliente ou Product Owner. Contudo, caso exista uma má definição desses requisitos, o painel servirá apenas como uma tela cheia de números que não acrescentam em nada nas análises a serem feitas.
A pessoa responsável por desenvolver o Dashboard precisa, antes de tudo, entender sobre o negócio para o qual ele está trabalhando. Cada negócio tem suas regras, nuances e peculiaridades, o que faz com que cada painel precise ser altamente personalizado.
Para aprofundar a leitura:
Dashboards a favor da gestão empresarial
Dashboard: como construir em 5 passos
Gestão à vista: o conceito
Um dos conceitos que potencializam as necessidades por Dashboards, é o conceito de Gestão à Vista.
Esse conceito consiste em deixar acessível e visível para toda a equipe as métricas relacionadas a desempenho e processos da empresa. Dessa forma, todos os responsáveis por tomar as decisões têm, de forma rápida e fácil, acesso aos dados necessários para realizar as mesmas.
O desenvolvimento
Se você já definiu o que precisa ser mostrado e como fazer isso, o processo de desenvolvimento pode começar. Dessa forma, o desenvolvedor pode focar nos dados após definir as métricas e indicadores que serão utilizados. Geralmente eles são fornecidos de forma desorganizada, em grande volume e, algumas vezes, oriundas de diversas fontes diferentes.
Por isso, em um processo de desenvolvimento de Dashboard, é necessário realizar uma boa modelagem dos dados extraídos, com o intuito de tornar os resultados mais precisos. Comumente, essa etapa fica por responsabilidade de um Engenheiro de Dados, porém, em algumas das ferramentas utilizadas, o próprio desenvolvedor pode realizar essa modelagem e tratamento das informações.
O Design e a sua simples complexidade
Dados e métricas prontas, hora de virar o foco total para o Design. Ele precisa ser completo e ao mesmo tempo simples, pois o usuário deve olhar e já saber o que são as informações mostradas e como pode tirar algum insight delas.
Os dados que alimentam um Dashboard podem ser complexos, porém o visual dele não. Sendo assim, ele precisa ser claro, direto e possibilitar uma visualização fácil para o usuário.
Dentre os principais pilares na criação de um dashboard estão: otimização de tempo, maior precisão nas tomadas de decisões, acompanhamento de resultados, entre outros. É necessário apresentar as informações de maneira sucinta para atender esses pilares, evitando ruídos na compreensão do usuário.
Dashboards em todas as áreas, em todos os momentos
Seja qual for a área ou nicho na qual uma empresa atua, existe um tipo de Dashboard que vai ajudar na gestão. Compilar dados e utilizar eles como ferramentas de transformação é o que faz uma empresa sair na frente dentro do mercado. Dessa forma, o Dashboard é o principal aliado para quem entende que no mundo atual as informações são ativos que precisam de atenção.
Porém, saiba que não importa o porte que a empresa tem no momento, sempre vai existir a necessidade de realizar avaliações internas e externas. Sendo assim, é importante que elas sejam feitas da melhor maneira possível, com tecnologias atualizadas e que acompanhem as tendências do mercado. Dashboards são uma solução prática e completa, capaz de se tornar braço direito de todo e qualquer gestor.
Leia mais:
• Dashboard empresarial: como pode ajudar o seu negócio
• Qlik Sense Dashboard: transforme dados em ação