Google Analytics: entendendo o comportamento do usuário

Como usar o Google Analytics
Sumário

O Google Analytics é uma ferramenta grátis e simples, que permite analisar o comportamento dos visitantes do seu site. Se você tem um site, blog ou e-commerce, você provavelmente já se perguntou o que os usuários estão achando dele. Nesse artigo nós vamos te contar para o que serve e como usar a ferramenta.

O que é o Google Analytics

Começando do começo, o Google Analytics é o serviço de monitoramento de tráfego do Google. Contudo, não é o tráfego das ruas ou dos carros, mas sim o tráfego de pessoas no seu site.

Seguindo essa lógica, o Google Analytics vai ser como um GPS que grava todos os passos do usuário quando você ele está na rua, mas, nesse caso, ele irá observar as interações com o seu site.

As nossas ruas têm um nome para nos guiar, nos sites adicionamos códigos de rastreamento, que ajudam o Google Analytics a entender o comportamento do usuário. Dessa forma, esses códigos vão nos trazer informações valiosas, sobre o perfil do usuário do seu site, quais páginas ele acessou e o quais ações ele executou no seu site.

Como usar o Google Analytics

Para que serve o Google Analytics

Se o seu objetivo for conversão, captação de leads ou até mesmo compartilhamento de conteúdo, o Google Analytics vai ser um importante aliado na execução da sua estratégia de sucesso.

Com objetivos de conversão, o Google Analytics te mostra a jornada de compra dentro do seu site. Onde o seu usuário parou, qual o produto ou serviço mais acessado, o que foi mais buscado.

Se você tem landing page para captação de leads, você pode identificar até onde o seu usuário preencheu o formulário, até qual área de página em sites one page ele rolou, quais links anexos ele clicou e o perfil de idade, gênero e localidade dos usuários se encaixa no seu público-alvo.

Se você compartilha conteúdos por meio de um blog, o Google Analytics vai te ajudar a descobrir quais os temas que o seu público mais se interessa e acessa, quanto tempo ele está levando em média em cada conteúdo, qual conteúdo o seu usuário acesso depois do primeiro acesso, construindo assim uma jornada de conteúdo.

Agora que você sabe o que é e o que faz, vamos te contar como usar o Google Analytics. Em suma, para entender o comportamento do usuário do seu site, a ferramenta apresenta diversas funções que quando utilizadas da melhor forma, podem te auxiliar a otimizar a experiência do usuário no site.

 

Métricas do Google Analytics

 Parafraseando o Peter Drucker, pai da Administração Moderna: o que não pode ser medido, não pode ser melhorado. Pra isso, nós trouxemos 6 métricas do Google Analytics e porquê você deve ficar de olho nelas.

1. Tempo de permanência

Por quanto tempo o usuário fica no seu site? Essa métrica é importante para identificar por quanto tempo você consegue reter a atenção, ou se o conteúdo de uma página é total ou parcialmente consumido.

2. Taxa de rejeição

Em qual página o usuário sai do seu site? A taxa de rejeição mostra a porcentagem de usuários que saíram do seu site sem realizar qualquer outra interação. Essa métrica é importante para identificar páginas que não estão retendo o usuário. Mas atenção, nem sempre uma página com alta taxa de rejeição é uma página ruim. Ás vezes, a página foi pensada para não ter nenhuma interação com o usuário, então tudo bem ter uma taxa alta.

3. Quantidade de páginas visitadas

Quantas páginas, em média, seu usuário visita? Essa métrica é importante para identificar a trilha que o usuário do seu site deixa. Você tem conseguido gerar links valiosos entre conteúdos de temática semelhante? Sua página de vendas indica produtos relacionados que são significativos para o usuário?

4. Novos usuários

Para alguns modelos de negócio o retorno dos usuários é importante, para outro, o site sempre precisará de novos usuários. Essa métrica te ajudará a entender se sua estratégia de aquisição tem ajudado na sua estratégia de negócio.

5. Tempo de carregamento

Quanto tempo o seu site leva para carregar? Afinal, o tempo de carregamento em um mundo ágil e com baixa atenção pode ser decisivo para saber se o seu usuário continua ou sai do seu site.

6. Tipos de dispositivo

Como o usuário acessa seu site? Essa métrica é importante para entender qual o tipo de dispositivo utilizado. Por exemplo, se seu público acessa o seu site por um dispositivo mobile e ele não é otimizado para esse tipo de equipamento, então você irá perder acessos.

Agora que você conheceu mais sobre como usar o Google Analytics e como ele pode te ajudar a entender o comportamento do usuário no seu site, você pode acessar a página com um curso gratuito do próprio Google sobre a ferramenta.

Você já ouviu falar no nosso DadosCast? Para continuar acompanhando conteúdos super relevantes sobre dados, segue a gente lá!

Leia mais:
Dados para mensurar sucesso no Marketing
Business Analytics vs Business Intelligence: qual a diferença?

Autor(a)
Marconi Medeiros
Apaixonado por Dados desde pequeno, Marconi é CEO e fundador da beAnalytic!
Conteúdos relacionados

São Paulo, SP
Tv. Dona Paula, 13 – Higienópolis

Natal, RN
Av. Cap. Mor Gouveia, 3000 – Sala A413 – Lagoa Nova

Fortaleza, CE
Av. Dom Manuel, 1020 – Centro

© 2024 beAnalytic – Todos os direitos reservados | [email protected] | (11) 5198-0223

Fale Com Um Especialista

*Este contato é comercial. Para outras demandas, entrar em contato através do e-mail [email protected].

Machine
Learning

Com a consultoria em Machine Learning da beAnalytic, a nossa equipe fica responsável por:

Mapeamento, coleta e tratamento dos dados necessários para o projeto;

Definição do algoritmo apropriado com base nos objetivos do projeto, e início do treinamento do algoritmo;

Avaliação do desempenho do modelo de ML, otimização e implementação no ambiente de produção.

A