Big Data Analytics: o que é e como funciona

dashboard business intelligence beanalytic
Sumário

Ao passo que, o mundo está em constante mudança, e com essas mudanças geramos diariamente uma grande número dados e informações, precisamos entender como lidar com as mesma.

Assim, entenda como essas grandes quantidades de informações e dados podem gerar respostas pertinentes para sua empresa.  

O Big Data Analytics, é o caminho! Uma vez que, possibilita a análise de dados de forma clara e objetiva. Dessa forma, permite a aplicação de estratégias que elevam a qualidade das decisões, pois, elas passam a ser embasadas em dados. 

O que é Big Data Analytics

Primeiramente, Big Data Analytics pode ser definido como a análise de grandes volumes de dados estruturados, ou não estruturados, que estão em constante geração.

Nesse sentido, seu objetivo é extrair, armazenar e analisar os dados, de forma que se possa obter o auxílio necessário na tomada de decisões.

Com isso, favorecer as empresas em análises sobre o negócio ou entender o comportamento dos clientes.

Processo Big Data

 

Em meados dos anos 90, surgiu o conceito de Big Data. Entretanto, somente nos dias atuais é que o volume dos dados gerados se tornou mais intenso.

Isso se deve, aos métodos de compartilhamento de dados e integrações, como por exemplo, o conceito de “Internet das Coisas”. 

Nesse sentido, seu surgimento auxiliou na exploração dos dados com o intuito de criar novas oportunidades e estratégias. 

De acordo com, o estudo “Infobrief – Dados são a nova água: a importância de investir em pipelines de dados e análises”, realizado pela consultoria IDC, mostrou que houve aumentos significativos nas receitas de empresas brasileiras que investiram em Data Analytics.

Os resultados apontaram um aumento de 21% em suas receitas. Além disso, foram detectadas melhorias de 20% no lucro, 16% na eficiência operacional e 24% na retenção de funcionários. 

Então, como identificar o Big Data Analytics? Continue lendo para entender suas caraterísticas. 

Quais são as características presentes no Big Data Analytics

Em síntese, as características do Big Data Analytics são conhecidas como os 5V: 

  1. Volume:

    O volume parte do princípio que já está em grande quantidade e tende a aumentar ainda mais.

    Ou seja, volume é a quantidade de dados que são gerados a cada segundo e ficam na faixa de peta, zetta e brontobytes. 

  2. Velocidade:

    A velocidade deve seguir na mesma proporção que o volume, ou seja, deve ser grande e rápida.

    Logo, os dados devem ser analisados no instante em que são gerados a fim de se alcançar o conceito de processamento em tempo real. 

  3. Variedade:

    Conforme temos a velocidade e o volume dos dados crescendo, a diversidade desses dados passa a aumentar em conjunto.

    Os dados podem ser provenientes de diversas fontes e podem ser interpretados de diferentes formas. 

  4. Veracidade: 

    Como os dados devem nos mostrar oportunidades e estratégias para o negócio, temos que garantir que os mesmos sejam verídicos e atuais. 

  5. Valor: 

    Informação úteis e com valor agregado é proveniente de um bom investimento na infraestrutura da empresa. 

Como o Big Data Analytics funciona

É conveniente lembrar que, quando falamos em Big Data Analytics para a análise de dados, podemos separar seu funcionamento em 3 principais formas. 

  1. Social Data:

    Social Data é responsável por extrair e armazenar os dados, compilando os perfis e comportamentos pessoais. Um exemplo de aplicação são as redes sociais, onde temos um volume gigantesco de dados que refletem os hábitos e engajamentos dos usuários. Desse modo, é possível gerar previsões e tendências de consumo e comportamento desses usuários. 

  1. Enterprise Data: 

    São todos os dados que estão armazenados e veiculados nas organizações, ou seja, os dados corporativos que apoiam a tomada de decisões em relação ao negócio. 

  2. Personal Data: 

    Tem como base a coleta de dados pessoais, como a geolocalização por exemplo. Assim, o Personal Data utiliza como ferramenta principal o smartphone para a obtenção e análise desses dados. 

Então, como já vimos as divisões e aplicação do Big Data Analytics, vamos entender se vale a pena implementar essa ferramenta.

Qual a importância do Big Data Analytics:

Antes de tudo, quais benefícios a implementação do Big Data Analytics pode trazer para você?

Além disso, como essa ferramenta pode te ajudar a tomar as decisões mais assertivamente?

Desde já, entenda os principais ganhos obtidos com a implantação do Big Data Analytics: 

  • Identificação de padrões precisos: com isso é possível segmentar de forma personalizada o público-alvo da empresa, através do estudo de comportamento desse público, seja ele por idade, região ou demais características. Sendo assim, essa análise permite entregar ao cliente um produto de acordo com o seu perfil. 
  • Redução de custo: ao utilizar o armazenamento de dados em nuvem as empresas podem realizar negócios mais eficientes e eficazes. Em virtude da velocidade que os dados podem ser processados diretamente em servidores especializados. 
  • Tomada de decisão mais rápidas e melhores: Com a análise de dados mais inteligente e mais veloz, as empresas podem obter todas as informações necessárias, em tempo real, permitindo os gestores a capacidade de tomar as decisões de forma assertiva. 
  • Desenvolvimento de produtos e serviços: em conjunto com a técnica de Data Mining, na qual um algoritmo é utilizado em grandes bases de dados. Com o intuito de, reconhecer os padrões e extrair informações que possam auxiliar na tomada de decisões e desenvolvimento de produtos e serviços que atendam os anseios dos clientes de forma eficaz. 
  • Análise de concorrência: antecipar às necessidades do cliente de forma a se tornar mais competitivo através da análise dos concorrentes e identificação de melhores oportunidades e estratégias do que os concorrentes estão adotando.  

Quais empresas podem utilizar o Big Data Analytics

Evidentemente, o Big Data Analytics pode ser implementado em qualquer empresa. Entretanto a empresa que não possuir dados, fica impossibilitada de usar a ferramenta. Sua implementação não é complexa, porém demanda determinado investimento de tempo e recursos.

No entanto, no Brasil não há tantas empresas que fazem utilização desta ferramenta, muitas vezes por falta de conhecimento. Diante disso, não perca tempo e obtenha a vantagem no mercado!  

Com o intuito de alavancar sua empresa, nós da beAnalytic possuímos profissionais capacitados e prontos para te ajudar!

Vamos implementar essa incrível ferramenta na sua empresa?

Lembre-se, ela vem mudando o cenário de diversas empresas, principalmente, devido ao constante aumento das informações em nosso dia a dia.

Veja abaixo o modelo de nossos dashboards. Em seguida, se quiser saber mais fale nossos especialistas. 

Dashboards Personalizados beAnalytic

Agora, acompanhe nosso blog para mais novidades do mercado de tecnologia, e se gostou do nosso artigo, deixe seu comentário! Seu feedback é muito importante para nós.  

Por fim, quer saber mais sobre Analytics ? Recomendamos nosso artigo: 

Leia também:
Business Analytics: o que é e 5 dicas de como aplicá-lo
Business Analytics vs Business Intelligence: qual a diferença?

Autor(a)
Daniel Luz
Conteúdos relacionados

São Paulo, SP
Tv. Dona Paula, 13 – Higienópolis

Natal, RN
Av. Cap. Mor Gouveia, 3000 – Sala A413 – Lagoa Nova

Fortaleza, CE
Av. Dom Manuel, 1020 – Centro

© 2024 beAnalytic – Todos os direitos reservados | [email protected] | (11) 5198-0223

Fale Com Um Especialista

*Este contato é comercial. Para outras demandas, entrar em contato através do e-mail [email protected].

Machine
Learning

Com a consultoria em Machine Learning da beAnalytic, a nossa equipe fica responsável por:

Mapeamento, coleta e tratamento dos dados necessários para o projeto;

Definição do algoritmo apropriado com base nos objetivos do projeto, e início do treinamento do algoritmo;

Avaliação do desempenho do modelo de ML, otimização e implementação no ambiente de produção.

A