Alavancando seu marketing digital com Web Analytics

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Estamos em 2021 e o mundo esta cada dia mais conectado. Segundo o relatório Digital 2021 Global Overview, são 4,66 bilhões de pessoas com acesso a internet e 4,20 bilhões de usuários ativos de mídia social. Logo, são bilhões de pessoas usando a internet buscando conteúdos, produtos, serviços ou apenas interagindo nas redes sociais.

Em outras palavras, isso significa dizer que, todas essas pessoas estão gerando dados. Por exemplo, comportamento do usuário, perfil de compra, visualização de determinado conteúdo, informações sociodemográficas, etc.

Assim, saber sobre esses dados e saber como utiliza-las possibilita as empresas a sair do achismo e tomar decisões mais assertivas e embasadas.

Por isso, ter uma estratégia de Web Analytics é fundamental para o alcance de resultados melhores no mundo digital.

O que é o Web Analytics?

Segundo o The Dictionary of Brand, de Marty Neumeier, Web Analytic seria o método para medir os principais indicadores de desempenho de um site.

Em suma, no mundo digital existem diversos indicadores que servem pra mensurar tudo que acontece nele, desde uma visualização até o ato de comprar ou contratar determinado serviço.

Os blogs, e-commerce, sites de suporte ao cliente, site geradores de leads produzem diversos dados de seus usuários. Portanto, utiliza-los e analisa-los possibilita um menor taxa de erro, melhores estratégias de crescimento e tomar ações mais concretas e certeiras.

Contudo, para se ter uma boa analise é necessário saber qual a melhor forma de analisar e quais são os principais indicadores para o objetivo que quer ser alcançado.

Qual a importância do Web Analytics?

Acima de tudo, para os profissionais de Marketing, o Web Analytics é uma ferramenta essencial para o seu trabalho. Visto que, possibilita entender quais são os gaps ou brechas que estão impossibilitando o crescimento no mundo digital.

Nesse sentido, para as empresas é importante pois grande parte delas investe dinheiro para que tenha um bom posicionamento na internet, quanto maior o investimento maiores serão os resultados esperados, sempre pensando no melhor desempenho.

Segundo dados da McKinsey & Company, US$ 200 milhões por ano investidos em marketing poderiam ser melhor utilizados. Em outras palavras, não basta só investir, é preciso saber investir da forma certa.

Por isso, a importância de uma boa analise, pois assim conseguirá destinar o investimento de forma certa, possibilitando uma estratégia mais eficiente.

Por exemplo, uma simples analise, a partir de dados do Google Analytics de um e-commerce, é possível compreender a jornada do usuário dentro do site. Além disso, podemos analisar todas as etapas até a venda.

Sendo assim, sob posse dessas informações é possivel identificar como otimizar as ações, paginas ou layout do site.

Certamente, com as melhorias certas é possível aumentar a visualização de paginas, taxa de conversão, quantidade de vendas, etc.

Como analisar?

Primeiramente, no Web Analytics existem três principais analises, que são:

  • Descritiva – Identifica os principais indicadores e mostra o atual desempenho da empresa;
  • Preditiva – Utilizando dados e informações do passado para projetar como será o futuro do negocio.
  • Prescritiva – Utiliza o desempenho do passado como gerador de recomendações de como lidar com ações semelhantes no futuro;

A partir dessas analises é possível identificar possíveis melhorias, sejam em campanhas de marketing, conteúdos, sites, etc.

Ademais, é possível traçar estratégias para caso determinada situação aconteça, evitando possíveis problemas.

Quais métricas analisar?

 

De antemão, existem diversas métricas que podem ser analisadas. Referindo-se a sites algumas métricas iniciais pode ser vistas, como:

  • Páginas – Número total de páginas visualizadas;
  • Sessões –  Uma sessão é o período de tempo em que um utilizador está interagindo ativamente com o seu Website, aplicação, etc;
  • Usuários – Os utilizadores que iniciaram pelo menos uma sessão durante o intervalo de datas;
  • Novos usuários – O número de utilizadores pela primeira vez;
  • Sessões por usuário – Número médio de sessões por utilizador;
  • Paginas por sessão – corresponde ao número médio de páginas visualizadas durante uma sessão;
  • Duração média da sessão – A duração média de uma sessão;
  • Taxa de Rejeição – A percentagem de sessões de página única nas quais não existiu interação com a página;
  • Porcentagem de saída – Percentagem de saídas do site ocorridas a partir de uma página específica ou de um conjunto de páginas;
  • Conclusões de meta – O número total de conversões;

Contudo, quando partimos para ferramentas voltadas para anúncios (Google Ads, Facebook Business, Display & Video 360, Taboola, entre outras) outras métricas podem ser analisadas:

  • Investimento – O valor total estimado de dinheiro gato em campanha, conjunto de anúncios ou anúncio;
  • Impressões – O número de vezes que seus anúncios estiveram na tela;
  • Cliques – O número de cliques em seus anúncios;
  • Conversões – número de conversões que você recebeu depois das interações de anúncio;
  • CPC – Custo por cada clique;
  • CPM – Custo por Mil impressões;
  • CPL – Custo por Leads;
  • CTR – Taxa de Cliques;

Em síntese, essas são as métricas iniciais, combinando com determinada faixa temporal e dimensões como idade, gênero, região, dispositivo, etc. Como resultado, podem gerar diversas informações que podem ajudar em analises iniciais.

Quais ferramentas usar?

Atualmente existem diversas ferramentas, cabe a empresa ou profissional entender a sua necessidade e qual ferramenta melhor se adequa a empresa.

Algumas ferramentas tem uma versão paga outras tem todas as funcionalidade de graça. Portanto, deve ser levado em consideração também o custo-benefício.

Algumas das principais ferramentas para a analise:

  • Excel – Com ele é possível organizar os dados, calcular formulas e até desenvolver alguns gráficos. Para ter acesso é necessário conta no Office, sendo gratuito no formato online e pago na versão do Office 365.
  • Google Sheets – Bem parecido com o Excel, sendo uma ferramenta do Google e gratuita, tendo maior parte das mesmas funções, mas trazendo o armamento em nuvem que facilita o compartilhamento;
  • Power BI – É uma ferramenta muito utilizada nos dias atuais e que facilita a analise dos dados, transformando dados em relatórios. Contendo funções que facilitam a organização dos dados, a apresentação de forma interativa e podendo ser atualizada em tempo real. A versão desktop é gratuita, tendo uma versão pro que tem um taxa para utilização.
  • Google Data Studio – É uma ferramenta gratuita do Google que possibilita a criação de relatórios a partir de dados. Possibilita integração com diversas plataformas e com isso viabiliza a atualização em tempo real.
  • Tableau – É uma plataforma de analise visual, permite uma analise de um grande volume de dados. Para utilização do Tableau é necessário contratar os serviços da empresa.
  • Google Analytics – Mais uma ferramenta do Google, no entanto é mais voltada para analise de sites. Não tendo nenhuma taxa para utilização, é possível ter uma visão bem completa do site.

Conclusão:

Definitivamente, o Web Analytics pode contribuir muito seja para o trabalho do profissional de Marketing, seja para a empresa que a utiliza.

Visto que, com os dados certos, as ferramentas de modelagem, analise e visualização de dados é possível sim alavancar os resultados.

Seja identificando melhorias de forma mais ágil, ou criando estratégias de forma mais eficiente e até otimizando o dinheiro investido.

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Autor(a)
Daniel Luz
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