A integração de sistemas é uma parte fundamental das estratégias de inteligência de dados e de negócios nas empresas.
E, para aplicar esse processo na rotina da sua organização, você precisa entender como a integração de sistemas funciona e quais os benefícios dela quando bem executada.
O que é a integração de sistemas?
O processo de integração de sistemas é um dos mais importantes na construção do BI da corporação, mas você sabe o que realmente é isso?
A integração nada mais é que uma solução de Tecnologia da Informação (TI). Ela busca reunir os dados disponíveis nas plataformas utilizadas pela empresa e colocá-los em um serviço de nuvem, conhecidos como banco de dados. Assim as informações ficam agrupadas em um local acessível para elaboração de dashboards.
Quais os benefícios de fazer as integrações?
1 – Atualizações em tempo real
Um dos principais benefícios de implementar um Business Intelligence na sua empresa é a capacidade de tomar decisões assertivas que tragam um impacto positivo. Ao fazer integrações esse passo ganha mais agilidade pelo fato de programar a execução da atualização no horário que for necessário. Assim, o processo fica mais organizado e ágil.
2 – Dados confiáveis
Outro ponto crucial para um bom BI é ter dados fiéis à realidade. Não pode haver inconsistências e deve-se garantir a confidencialidade das informações, garantindo a segurança à empresa.
Quando você pega esses dados diretamente das integrações, há uma garantia muito maior deles serem confiáveis e sem intervenções humanas no processo. Com isso, você aumenta consideravelmente a qualidade do Business Intelligence existente.
3 – Redução de custos
Com a utilização de integrações e um BI bem feito e estratégico, a organização consegue ter controle sobre custos desnecessários em seu processo de produção. Ou seja, entender melhor onde está ocorrendo investimentos desnecessários e aplicá-los melhor.
4 – Evitar erros (nos dados e na comunicação)
É bem comum durante o processo de atualização ou inserção dos dados manualmente ocorrer algum erro, seja alguma coluna errada, formatação diferente ou até mesmo falta de alinhamento entre os envolvimentos. Ao fazer integrações, essa possibilidade reduz drasticamente.
5 – Integração entre setores
É muito bom e útil que os setores da empresa sejam interativos entre si, e com a implementação das integrações isso passa a ser feito de forma bem intuitiva. Dessa forma fica claro onde é necessária uma maior atenção durante o processo de produção, onde precisa de investimentos maiores ou menores, e assim por diante.
Por exemplo, a solução de ESM da TOPdesk permite a integração e colaboração entre diferentes colaboradores e departamentos no processamento de solicitações. Além de ser um ótimo meio de comunicação interna, essa plataforma de service desk também oferece a possibilidade de estender seus recursos através de uma API inteligente, criando integrações com diversas ferramentas de Business Intelligence para análises posteriores.
Qual o próximo passo?
A maioria dos sistemas que são mais bem conceituados possuem um disponibilizador de informações chamado de API, que através de um script (na beAnalytic nós utilizamos a linguagem Python) você faz consultas a ele e, assim, os envia para diretamente o banco de dados, para que esses dados estejam disponíveis para serem utilizados no BI.
Uma dica importante é que você verifique se os sistemas que estão sendo utilizados possuem API e partir para consultar a documentação deles, que é onde está toda a explicação de como utilizá-los.
Leia também:
• Análise de dados: 4 meios de alavancar sua loja
• 5 benefícios do Data Warehouse em empresas