Entenda como as soluções em dados da beAnalytic auxiliaram a gestão estratégica da empresa
Distribuição de combustíveis
Comercial e operacional
Acompanhamento da carteira de clientes
Data Squad
A empresa atendida é a quarta maior distribuidora de combustíveis do Brasil, sendo responsável pelo abastecimento de gasolina, diesel, etanol, GNV e lubrificantes automotivos de uma rede de mais de 1.500 mil postos de combustíveis em todo o território nacional.
Em 2021, visando entender melhor a sua performance comercial e otimizar processos, a empresa passou por uma reestruturação interna da sua equipe de dados e desenvolvimento de Qlik Sense e Qlik View. Nessa época, ela contava com uma carteira de clientes B2B na casa dos milhares, distribuídos entre mais de 110 vendedores.
Contudo, a empresa estava se aproximando de um momento crítico: parte da sua carteira não estava mais sendo rentável. Eles perceberam que essa parcela de seus clientes estava comprando baixos volumes de mercadoria e com pouca frequência, implicando numa menor margem bruta e ticket médio de vendas.
A empresa também precisava fazer a manutenção de seus painéis de BI já existentes, através das plataformas Qlik Sense e Qlik View, além de necessitar que outros fossem criados para auxiliar na gestão de outros setores.
Nesse momento a empresa em questão compreendeu que precisava trazer inteligência para o seu setor comercial, e foi aí que procurou ajuda da beAnalytic. Buscando uma integração rápida do time interno de projetos da distribuidora com o nosso time de desenvolvimento, iniciamos juntos um projeto de Outsourcing.
Uma das primeiras ações tomadas foi a de clusterização de clientes a partir dos indicadores de volume de compra, frequência de compra, ticket médio e margem relativa. Essa prática permitiu que o time comercial da empresa pudesse examinar sua carteira de clientes de forma a gerar insights e relatórios para futuras estratégias.
Além de manter o acompanhamento de performance, a solução também foi utilizada para mapear aos clientes com maior probabilidade de compra, maior probabilidade de repetir o pedido, bem como avaliar oportunidades de crescimento de margem bruta e ticket médio.
Nesse projeto foram criados mais de 20 robôs de integração, permitindo que a equipe interna da ALE pudesse ter todas as bases de dados das quais precisavam centralizadas numa única plataforma. Ademais, também foram criados aplicativos individuais para cada vendedor, além de versões mobile dos dashboards.
Antes da implementação da solução, os vendedores gastavam cerca de 45 minutos por dia realizando o fechamento de seus resultados antes de começar a trabalhar. Com o auxílio dos painéis individuais, esse tempo pode ser zerado, permitindo uma redução de 89% do tempo de setup do time comercial.
A beAnalytic ajuda bastante a empresa a entrar em um novo momento, de automação dos processos e análises mais aprimoradas por meio do BI. Hoje conseguimos ter um acompanhamento muito mais robusto, rápido e visual dos resultados das gerências e de todas as equipes. A ferramenta criada auxilia diretamente em decisões estratégicas da cia.
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