Por quê sua empresa precisa de um Data Lake?

Por quê sua empresa precisa de um Data Lake?

Os negócios estão passando por uma revolução impulsionada por dados. Você provavelmente tem lido e ouvido a respeito de Big Data, Data Warehouse e Data Lake. Muitas empresas ainda enfrentam desafios no processo de coleta, processamento e armazenamento de dados brutos.

Vale lembrar, que a capacidade de analisar dados beneficia empresas a gerar novas oportunidades, criar diferenciais e fornecer uma experiência ideal ao cliente. Dessa forma, a quantidade de dados brutos aumenta cada vez mais nas companhias. 

Atualmente, o Big Data vem se tornando um dos principais recursos para análises e decisões de negócios. Sendo assim, hoje um Data Lake, para armazenar dados brutos, é indispensável.

O que é um Data Lake?

Existe um processo até tornar dados em informações uteis para a empresa, desde compreender o repositório em que as informações são armazenadas até o momento em que o cientista/analista de dados começa a usar os dados.

Primeiramente, focaremos no processo de armazenamento de dados, o qual, neste caso,  requer conhecimento de o que é um Data Lake e como organiza-lo para que seja possível utilizar os dados e desenvolver soluções.

Data Lake é uma tecnologia que acompanha a necessidade das organizações de gerar cada vez mais valor aos negócios. É um recurso que permite o armazenamento e manipulação dos dados de uma empresa em um único local centralizado em larga escala todos os dados estruturados e não estruturados.

Assim, o Data Lake permite manter uma grande quantidade de informações brutas (estruturadas, não estruturadas ou semi estruturadas) em um local, aguardando uso. sem necessidade de um esquema prévio.

Por que sua empresa precisa de um Data Lake?

 

Muitas empresas estão implementando tecnologias de Data Lake por consequência da complexidade e rápido crescimento de volume dos dados, que podem gerar diversos problemas nas campainhas.

Uma pesquisa feita pelo Grupo Aberdeen em 2017 que visou entender as implicações de desempenho de um Data Lake e as características comuns dos que alavancam essa tecnologia de forma eficaz. Nos revelou que os lideres presentes nas empresas onde tiveram Data Lake implementado foram capazes de fazer novos tipos de analises como arquivos de log, dados de fluxos de cliques, mídia social e dispositivos conectados à Internet armazenados no Data Lake. 

Além disso, Os líderes são capazes de agilizar o fluxo de informações em toda a organização e fornecer informações críticas no prazo. Isso tem vários efeitos demonstráveis ​​nas operações internas para estes top performers, mas dois em particular:

  • Essas empresas relatam um grau substancialmente maior de confiança em seus dados. Ajudando a mitigar o risco associado a dados duplicados, corrompidos ou simplesmente ausentes e outras coisas que podem causar grandes problemas para qualquer empresa orientada a dados.
  • podem utilizar esse eficiência de dados internos para ajudar a realizar as atividades principais de forma mais eficaz (neste caso, o processo de levar produtos e serviços ao mercado). 

 

Ou seja, um Data Lake bem concebido ajuda a preparar o cenário para um nível elevado de atividade analítica. Para liderar empresas, essas atividades analíticas também se traduzem em ROI substancial em forma de crescimento do negócio e aumento de lucro. Os líderes viram marcadamente maiores melhorias ano a ano no lucro operacional e crescimento orgânico da receita.

MicrosoftTeams-image-6-300x300 %categoria Por quê sua empresa precisa de um Data Lake?
fonte: Marc Lambert | Linkedin

As vantagens de um Data Lake

Agora, você já entendeu o que são Data Lake e sua a importância vamos apresentar seus benefícios.

  • Armazenamento seguro: Permite armazenamento de dados relacionais e não relacionais;
  • Catalogação de dados: Pesquisa e localização de dados relevantes no repositório central;
  • Análises: Permite execução de análises sem necessidade de mover os dados para um sistema separado;
  • Machine Learning: Gerar diferentes tipos de insights para prever resultados ou auxiliar na tomada de decisão;
  • Rápida Inserção de dados: Possibilita adicionar dados a todo momento, a medida em que são criados;
  • Baixo custo: Não é preciso que os dados passem por pré processamento para serem inseridos no Data Lake. Sendo assim, o custo para implementação é mínimo;
  • Escalabilidade: Possibilita a empresa adaptar os dados de acordo com a necessidade de negócio. Com isso a escalabilidade torna-se possível devido a facilidade de inserção de dados; 

O futuro dos dados na gestão empresarial

Em resumo, Data Lake funciona como um centro de inteligência dentro de uma empresa. Pois, ele é um banco de dados centralizado, e sua principal função é estar disponível para uma necessidade de uso desconhecida. 

Entretanto, com mais e mais usuários começando a utiliza-lo a importância da governança para o Data Lake aumenta. Nesse sentido, surge o desafio de garantir que as políticas de governança de dados existam e sejam aplicadas.

Acima de tudo, é importante que haja uma definição clara do proprietário para cada conjunto de dados além de informações de como e quando esses dados entram no lago de dados. Não diferente de outros processos dentro de uma organização, tudo precisa estar muito bem documentado em relação a acessibilidade, integridade, atualização dos dados com base em politicas e instruções bem definidas.

Uma vez que, essa tecnologia tem o possibilidade de quebrar silos de informações entre outras barreiras. Ao entregar aos lideres umas visão mais clara dos negócios os proporciona o entendimento das restrições entre as unidade funcionais, facilitando a colaboração, o que, a longo prazo, pode contribuir na transformação da cultura de negócios.

Por fim, esses e diversos outros motivos os Data Lakes estão se tornando cada vez mais indispensáveis para grandes empresas. Trazendo novos desafios e oportunidades sendo consequência dos conjuntos de dados diversificados de repositórios diversificados, os quais permitem uma vasta exploração sobre esses dados. 

Agora, que tal falar com um de nossos especialistas  sobre suas dúvidas em Data Lake e de outras tecnologias que podem impulsionar as suas estratégias? A Be te ajuda! 

beAnalytic

{INSIGHTS}

Inscreva-se na Newsletter

Fale com um especialista!​

Entraremos em contato em 15 minutos.