Power BI: como implementar na sua empresa

Power BI: como implementar na sua empresa

Atualmente, diversas empresas estão se modernizando e tornando seus processos cada vez mais tecnológicos. Com auxilio de softwares como o Power BI e semelhantes. Tais ferramentas auxiliam nas suas mais diversas tarefas e também na mensuração de seus indicadores.

Sabendo do real valor que esses indicadores (dados) têm para o seu negócio, surge então a necessidade de se utilizar essas ferramentas. Pois elas são capazes de tratar e classificar essas informações de uma melhor forma, para que gestores tenham conhecimento de como caminha o seu negócio.

Tratar esses dados nos dias de hoje é uma tarefa indispensável, pois através desses dados empresas podem traçar suas estratégias para os próximos ciclos. Com isso, proporcionando uma tomada de decisão estratégica baseada em indicadores obtidos através da análise desses dados.

Como usar essa tecnologia em favor do seu negócio?

Existem diversas ferramentas capazes de auxiliar empresas no processo de tratamento dos seus dados. Hoje iremos falar sobre o Microsoft Power BI. Além disso, mostraremos como essa ferramenta poderosa pode ser implementada para auxiliar no processo de análise dos seus dados do seu negócio.

afinal-o-queepower-bi %categoria Power BI: como implementar na sua empresa

O que é o Power BI?

Segundo a Microsoft o Power BI é um conjunto de serviços capazes de transformar fontes de dados desorganizadas em informações coerentes.

Esses dados podem ser extraídos das mais diversas fontes. Por exemplo: planilhas eletrônicas, banco de dados de sistemas locais ou fontes de armazenamento em nuvem, dentre outras fontes.

Após a obtenção desses dados, o usuário do Power BI poderá realizar o tratamento de dados na própria ferramenta e logo após criar seus visuais.

Sendo assim, podemos dizer que o Power BI é um software capaz de: coletar, interpretar, transformar e criar formas de visualizar melhor os indicadores existentes. Para além disso, ele conta com uma forma fácil e intuitiva de se compartilhar esses dados, já que o Power BI tem diversas plataformas.

Quais são suas vantagens?

As principais vantagens do Power BI é a facilidade com que o usuário pode lidar com a mais diversas quantidades de dados. Mesmo que elas venham de uma ou mais fontes, seja elas online, de um documento de texto, de um banco de dados de um sistema.

Os dados podem ser processados e monitorados em tempo real pelas empresas através do Power BI. Em destaque as empresas que precisam visualizar como se comportam seus indicadores constantemente.

Como implementar o Power BI na sua empresa

A implementação de um software de BI não é uma tarefa simples. Porém, com uma boa equipe e a utilização da ferramenta correta tornarão o seu processo um pouco mais simplificado.

Pois para se chegar aos resultados corretos, é necessário passar por todos os processos de capitação dos dados. Na qual, os dados são extraídos de uma base de dados para passarem por um processo de limpeza e tratamento.

Com isso, essas informações possam ser organizadas, inserindo novas colunas, excluindo colunas desnecessárias, unificando tabelas e criando novas.

Posteriormente, é que o usuário poderá fazer a modelagem desses dados, criando modelo de entidade e relacionamento. Obtendo assim, seus dados tratados organizados e bem estruturados, para então fazer os painéis visuais. Os quais irão mostrar visualmente através de gráficos e tabelas seus indicadores.

Utilizar essa ferramenta tão poderosa em favor do seu negócio, traz diversos benefícios que podem ser cruciais para o desenvolvimento de estratégias da empresa.

Benefícios de se implementar Power BI no seu negócio

O Power BI é uma ferramenta que traz muitos benefícios se bem utilizado para seu negócio. Quando bem implementado o Power BI proporciona agilidade empresarial através da rapidez da coleta de dados e da análise desses dados.

Nesse sentido, torna a captação automatizada e traz informações mais precisas para criação de seus relatórios e dashboards. Ter conhecimento desses dados faz com que você não perca tempo com processos desnecessários, diminuindo o trabalho manual e possibilitando mais foco nas atividades essenciais.

Assim, ao simplificar as tomadas de decisões através de uma boa implementação de BI,  é possivel proporcionar uma visão mais geral do negócio. Possibilitando vantagens competitivas perante seus concorrentes, agregando valor ao seu negócio.

Além disso, o Power BI hoje pode coletar praticamente dados de todos os tipos de fontes possíveis, desde de banco de dados mais complexos, dados armazenados em nuvem e também planilhas eletrônicas.

Definir o objetivo de implantação

Definir os objetivos de implementação de seu projeto de Power BI é de fundamental. É através desses objetivos que podemos definir quais indicadores serão utilizados, que tipos de painéis serão criados e por quem vão ser utilizados.

Tendo em mente que o escopo do seu projeto está bem definido, será mais fácil a implantação de um projeto de BI. De forma que você terá uma melhor captação dos seus dados. Além do conhecimento de quais dados devem ser limpos, tratados e posteriormente modelados, para criar seus visuais que irão suprir as suas necessidades.

Para que a implementação seja feita com sucesso, é necessário conhecer bem os indicadores do seu negócio. Ademais, ter em mente quais resultados são primordiais para sua análise e fazer o repasse dessas informações para uma boa equipe de profissionais, pois é essa equipe que fará a capitação; a limpeza e tratamento dos seus dados; a modelagem e a criação dos seus visuais.

Para uma boa implementação do Power BI no seu negócio é necessário a capacitação da sua equipe, adaptar ela com o novo sistema, oferecendo treinamento adequado, assim facilitando a operação.

Agora que você já tem conhecimento do que é Power BI, de todas as etapas da implementação e da busca crescente pela utilização dessa ferramenta.

Implementar o  BI no seu negócio tornou-se indispensável! Vale lembrar que ele proporciona a possibilidade de monitorar seus indicadores, o que é de fundamental importância, pois assim vc consegue identificar possíveis falhas, acompanhar resultados, monitorar performance e tomar decisões mais assertivas.

Nós da beAnalytic temos como foco desenvolver soluções de Business Intelligence, para impactar às organizações por meio de soluções baseadas em dados, utilizando ferramentas inovadoras de automação de processos e análise de dados.

Deseja alavancar seus resultados? Fale com um de nossos especialistas

beAnalytic

{INSIGHTS}

Inscreva-se na Newsletter

Fale com um especialista!​

Entraremos em contato em 15 minutos.