Quando escolher o QLIK Sense como ferramenta de BI

Quando escolher o QLIK Sense como ferramenta de BI

Hoje você vai aprender o que é o Qlik Sense, pra que ele serve, quando usar, além das suas vantagens e desvantagens, para que assim você possa escolher a melhor ferramenta para a manipulação dos dados da sua empresa.

Primeiramente, é importante saber que: o Qlik Sense é uma das ferramentas de Business Intelligence (BI) mais utilizadas no mundo. É uma ferramenta robusta para extração, transformação e análise de dados.

Segundo a Gartner, a empresa mais renomada de avaliação de softwares do mundo o Qlik Sense é uma das ferramentas com melhor desempenho e potencial no mercado de Business Intelligence (BI). Por isso, a Qlik é líder no quadrante mágico para plataformas de Business Intelligence e Analytics por 11 anos consecutivos.

qliksense %categoria Quando escolher o QLIK Sense como ferramenta de BI

Nesse sentido, empresas como PayPal, Airbus, Samsung entre outros mais de 38.000 clientes fazem uso da ferramenta desenvolvida pela Qlik Tech, empresa de tecnologia com mais de 30 anos de mercado que já desenvolveu outros produtos largamente utilizados como o Qlik View.

Atualmente, a empresa está investindo pesado em melhorias do Qlik Sense apostando na versão SaaS (Software as a Service) com o produto Qlik Sense Enterprise.

Mas o que torna o Qlik Sense tão interessante para essas empresas? Vamos conhecer algumas vantagens.

Quais são as vantagens do Qlik Sense?

Primeiramente, é preciso pensar que uma das fases determinantes do desenvolvimento de um dashboard de análise de dados é a fase de desenvolvimento da aplicação. Uma das vantagens fundamentais do Qlik Sense em relação aos seus concorrentes é a velocidade de processamento dos dados.

Visto que, no Qlik as fases de extração e transformação dos dados geram arquivos no formato ‘.qvd’. Esses arquivos são como se fossem tabelas do excel, porém com uma formatação específica que o Qlik consegue trabalhar muito rapidamente.

Sendo assim, arquivos .qvd de 10 milhões de linhas podem ser processados pelo Qlik em menos de 10 segundos. Acelerando o processo de testes para desenvolvedores. Como isso, acelerando fases críticas como o desenvolvimento e manutenção de aplicações.

Além disso, do ponto de vista do usuário final, o Qlik Sense, através da indexação de campos na fase de carga, gera dashboards mais rápidos e dinâmicos. Tornando mais rápida a análise de dados para os usuários de negócio.

Um outro fator interessante é que, o Qlik Sense trabalha com a tecnologia SaaS (Software as a Service). Portanto, não é necessário que cada usuário tenha em seu dispositivo a tecnologia instalada. Dessa forma, a ferramenta se torna de fácil acesso para novos usuários. Para além disso, é possível criar restrições de acesso para usuários ou grupos de usuários.

Aliás vale ressaltar que a ferramenta também é muito intuitiva, escalável e a comunidade é ativa auxiliando novos usuários a resolver problemas e tirar dúvidas.

Os desenvolvedores do Qlik Sense lançam constantemente atualizações e novidades. Esse é o nosso próximo tópico, vamos descobrir o que de novo o Qlik Sense está trazendo.

O que está vindo de novo?

A equipe de desenvolvedores está trazendo constantemente melhorias. A mudança mais recente é a quebra de paradigma do Analytics passivo para o Analytics ativo. O analytics ativo é o uso da ferramenta de análise de dados para gerar interação com tecnologias distintas a partir de um conjunto de informações.

Um exemplo prático seria: uma empresa de venda de cosméticos que deseja enviar para os vendedores uma lista de clientes que não fazem compra nos últimos 2 meses sempre que o vendedor estiver com uma venda abaixo de 75% da meta no dia 20 do mês.

Nesse cenário, o Qlik Sense tem um pipeline que gerencia as informações fluindo em relatórios de vendas e automatiza e-mails de acordo com regras de negócio.

Além disso, a ferramenta lançou nas últimas versões o Insight Advisor, uma tecnologia de Inteligência Artificial que permite o usuário de negócios pesquisar informações através da linguagem natural e obter relatórios através dessa busca, sem a necessidade de alguém produzir aquele relatório específico.

Quais as desvantagens?

Uma das desvantagens do Qlik Sense Enterprise é que as melhorias de novas tecnologias (como as citadas no último tópico), precisam ser atualizadas pelo fornecedor Qlik. Portanto, sempre que a versão é atualizada (1 vez a cada trimestre em média), é necessário contatar o suporte e solicitar a atualização. Contudo não é necessário atualizar a versão para continuar utilizando a ferramenta, a única desvantagem é não poder utilizar as novidades.

Por fim, outro aspecto negativo é em relação a mão-de-obra. A versão gratuita do Qlik Sense é burocrática de ser instalada, o que acaba espantando muitos entusiastas do BI. E o treinamento completo da Qlik tem um preço bem elevado a padrões brasileiros.

O Qlik Sense para a beAnalytic

Por esses e outros motivos que o Qlik Sense é uma das ferramenta que nós da beAnalytic utilizamos e recomendamos para clientes em diversos projetos.

Nós atendemos desde empresas de médio porte a empresas de grande porte com mais de 1.000 funcionários e ela tem suprido muito bem as necessidades dos nossos clientes.

Porém não se esqueça que o Qlik Sense não é a única ferramenta de BI. Agora que você conhece essa, que tal conhecer um pouco mais de outras ferramentas?

Conheça a ferramenta Power Bi e aprenda como implementa-lo na sua empresa.

Nos conte o quê você achou da postagem!!

Conhece alguma vantagem ou diferencial do Qlik Sense que não foi citado? Comente abaixo!!

Fontes: https://www.qlik.com/pt-br/

beAnalytic

{INSIGHTS}

Inscreva-se na Newsletter

Fale com um especialista!​

Entraremos em contato em 15 minutos.