O que é e para que serve um Data Warehouse

O que é e para que serve um Data Warehouse

O que é um Data Warehouse?

Traduzindo literalmente para o português o Data Warehouse significa Armazém ou Depósito de Dados. E se encararmos essa pergunta de maneira abrangente o Data Warehouse é isso mesmo.

Ele serve para armazenar um grande volume de dados e informações referentes a uma instituição, por exemplo, mas com um diferencial, a armazenagem é realizada visando a tomada de decisão, ou seja geralmente utiliza-se o Data Warehouse para um objetivo especifico.

O Data Warehouse surgiu no meio acadêmico e cresceu conforme as demandas aumentaram no setor de Business Intelligence. Devido ao fato desses dados serem armazenados de maneira organizada, integrada, elenca atributos importantes para geração de projetos e/ou relatórios pontuais, facilitando a produção em demanda desses.

sdsd-300x134 %categoria O que é e para que serve um Data Warehouse

Para que serve?

O Data Warehouse serve para facilitar o acesso às consultas no banco de dados, pois o mesmo fornece uma única fonte de dados, bem estruturada, sem informações replicadas, facilitando o acesso. Essas facilidades ocorrem devido a junção de diversas tecnologias que formam o Data Warehouse.

Deste modo, os analistas, engenheiros e cientistas de dados conseguem ter o acesso aos dados estruturados e produzir conteúdo com maior facilidade e melhor desempenho. Trazendo deste modo diversos benefícios, como:

  • Maior Consistência e precisão na análise dos dados;
  • Possibilita a análise de dados históricos;
  • Tomada de decisão mais adequada;
  • Possibilita a consolidação de dados de várias fontes;
  • Proporciona maior agilidade a análise de dados.

ghgh-300x151 %categoria O que é e para que serve um Data Warehouse

Além disso, existem quatro tipos de Data Warehouse, que muitas vezes são utilizados simultaneamente, para melhor desempenho, são eles:

  • Integrado;
  • Variável ao longo do tempo;
  • Não volátil;
  • Por assunto.

Entenda os tipos de Data Warehouse

Integrado

Possui a capacidade de integrar informações de diversos sistemas em um mesmo modelo, permitindo o tratamento desses dados e sua consolidação.

Contudo, traz consigo uma desvantagem, que é a elevada dificuldade em integrar os sistemas, bem como em integrar isso a outros sistemas e softwares.

Não volátil

Passam por constantes processo de exclusão de consultas ao banco de dados, permitindo que os dados permaneçam estáticos e não voláteis, independente da consulta realizada pelo usuário.

Deste modo, esse formato perde a continuidade das informações, uma característica muito importante para manter os dados constantemente atualizados.

Variável ao longo do tempo

As variáveis tomam como referências apenas um ou vários períodos de tempo, dessa forma não ocorre atualizações em tempo real como na maioria dos bancos de dados utilizados em analises.

Trazendo assim um contra ponto, pois devido a isso é muito provável que os dados se tornem rapidamente obsoletos.

Por assunto

Após serem armazenados os dados ficam organizados por assuntos específicos, facilitando sua consulta, produção rápida de relatórios e análises de dados mais complexas, tudo facilitado e ainda mais rápido do que os bancos de dados tradicionais.

Neste caso o maior contra ponto, seria a dificuldade em estabelecer regras para essa estruturação, tornando-a demasiado dispendiosa e cansativa.

Conclusão

Diante de tudo que foi explanado conseguimos entender que o Data Warehouse possui muitos benefícios, mas também traz consigo diversas desvantagens, além de possíveis problemas que podem ser desencadeados em decorrência dele.

Contudo, isso ocorre em qualquer tipo de sistema, software, aplicativo, tecnologias no geral, então também pode ocorrer com o modelo de armazenagem de dados escolhido.

O mais importante antes de fazer qualquer escolha relacionada a dados é compreender muito bem o problema em questão, para então buscar procurar qual a melhor solução. Saber escolher bem e entender sobre o modelo de armazenagem de dados escolhido ira te auxiliar bastante nessa jornada.

Se você ficou com dúvidas sobre Data Warehouse, ou sobre outro assunto relacionado ao tema, fique à vontade para deixar sua pergunta aqui ou nos contatar, faremos o possível para esclarecer todas as suas dúvidas.

Se você quer consumir mais conteúdos como este, você pode nos seguir nas nossas redes sociais. (Linkedin) (Instagram)

beAnalytic

{INSIGHTS}

Inscreva-se na Newsletter

Fale com um especialista!​

Entraremos em contato em 15 minutos.