Por que sua empresa deveria se tornar Data Driven hoje?

Sumário

Data Driven é uma abordagem que coloca os dados no centro da tomada de decisões nos negócios.

De acordo com uma pesquisa da S&P Capital IQ, em 2006, apenas uma das cinco maiores empresas do mundo era orientada por dados. Já em 2017, todas as cinco maiores empresas do planeta haviam adotado completamente essa cultura. É por meio dessa abordagem que essas empresas atingiram um enorme valor de mercado.

O que é um dado?

Antes de entender como utilizar os dados, é importante compreender o que eles são. Em essência, um dado é uma informação, seja ela clara ou não, gerada por uma ação, que pode ser executada por um ser humano ou por um robô.

Por exemplo, em pequenos mercados, o balconista pode registrar as informações de vendas manualmente em um papel para controle de estoque no fim do dia. Já em grandes redes de supermercados, o controle de estoque é feito automaticamente: cada produto registrado no caixa é abatido diretamente do estoque virtual.

Embora o dado em si seja o mesmo — o produto vendido e seu valor —, a forma como é registrado e analisado pode gerar interpretações diferentes.

O que é Data Driven?

DATA DRIVEN

Empresas orientadas por dados (data driven) estruturam suas operações, táticas e estratégias tendo os dados como principal guia para a tomada de decisões.

Essa abordagem traz diversos benefícios:

  1. Decisões mais rápidas, economizando tempo e dinheiro.
  2. Previsões mais precisas, baseadas em dados reais.
  3. Maior controle sobre processos operacionais.
  4. Segurança em relação à veracidade das informações.

E os negócios tradicionais? Com entram nessa onda?

Se você é gestor de um negócio num ramo mais tradicional pode estar pensando que talvez essa história de “data driven” não faça tanto sentido.

Mas é aí que você se engana! É de certa forma incomum nos dias de hoje encontrarmos escritórios de advocacia, contabilidade, hospitais, supermercados e comércios que não utilizam algum sistema para realizar suas operações.

A questão é que, devido à era informacional em que estamos vivendo, existe uma gama gigantesca de sistemas ERPs, sistemas web, aplicativos e planilhas em que trabalhamos e consequentemente depositamos nossas informações diariamente.

Paralelamente, pouquíssimas empresas conseguem integrar todos esses sistemas a fim de fornecer dados e transformá-los em informação relevante que auxiliem nas tomadas de decisões. A maior parte delas está num oceano de informações acreditando que elas não possuem valor.

Um estudo entre o Google e o Boston Consulting Group analisou oito empresas de países europeus diferentes e constatou que empresas que estão mais maduras quanto a sua transição para a cultura data driven tiveram 20% a mais de receita e 30% no aumento de sua eficiência operacional.

Como implantar a cultura Data Driven no meu negócio?

Em vendas e marketing 

Essas são áreas dentro de qualquer empresa mais comum e fácil de se metrificar e utilizar dos dados para direcionar uma qualquer estratégia.

Quem diria a 20 anos atrás que conseguiríamos hoje segmentar um anúncio por localização, sexo, idade e até interesses de quem está vendo? Parece impossível! Tudo isso se tornou acessível com o Facebook Ads, a mais poderosa ferramenta de anúncios do momento.

Além disso, o Google Analytics fornece informações relevantes sobre os usuários que acessam o seu site, da onde eles vem e quando aconteceu o acesso por exemplo.

Em vendas, ter um bom CRM para gerenciar, metrificar e fornecer dashboards de todo o seu processo comercial é um grande passo para tomar decisões orientadas por dados.

Tudo isso pode gerar um diferencial competitivo importante e te auxiliar num direcionamento de recursos sejam eles financeiros ou humanos mais assertivo e rápido.

Nas operações

Eis aqui uma área que é específica e diferente para cada empresa. Os sistemas que uma loja de artigos esportivos utiliza pode ser totalmente diferente dos que utiliza um escritório de contabilidade, não é verdade? Então, o que você deve se ater aqui é na reflexão sobre quais métricas e indicadores o software escolhido te fornece.

A grande maioria dos sistemas que as empresas costumam utilizar, seja o Trello, ZeroPaper, ContaAzul ou algum ERP específico fornecem análises gráficas básicas e genéricas dos dados que são gerados dentro da plataforma.

Porém, isso não é um problema quando se tem conhecimento sobre tratamento de dados e analise de acordo com o viés específico da sua empresa. É isso que fazemos na beAnalytic.

O Power BI, da Microsoft é a nossa principal ferramenta de intermédio gráfico entre os dados e as decisões tomadas pelas empresas na qual trabalhamos.

Sem dúvidas, buscar conhecimento sobre ferramentas Business Intelligence e aprofundar as análises dentro das plataformas que você já utiliza é essencial para o desenvolvimento da mentalidade data driven.

Além disso, ela pode se estender para muito além do Marketing e das operações, como algumas empresas já utilizam dos dados para mensurar a produtividade dos seus colaboradores e até fazer processos seletivos mais assertivos.

Mas afinal, qualquer empresa pode ser Data Driven?

Quem já nasceu com um propósito tecnológico, como é o caso da maioria das startups, dificilmente não serão empresas orientadas por dados já que vivem imersos nesse meio.

Mas a maior dificuldade aqui, não é sobre ser de um setor ou de outro. O ponto mais difícil em se tornar data driven é a obrigação dos usuários dos dados em fazerem um exercício constante de abstração do próprio ego.

Isso porque facilmente os dados apontarão eventuais erros que foram cometidos ou estão por vir, e claro, caminhos que nem sempre se pensa ser o correto por parte dos tomadores de decisões.

No mais, para os que usufruírem desses princípios o mais rápido possível, certamente estarão na linha de frente do seu segmento de atuação.

Conclusão

A cultura data driven não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para competir em um mercado cada vez mais digital. Seja otimizando processos operacionais, direcionando estratégias de marketing ou melhorando a gestão de vendas, os dados são aliados essenciais para impulsionar resultados.

A beAnalytic está pronta para ajudar sua empresa nessa jornada, transformando dados em decisões estratégicas.

Leia também:
Como desenvolver uma Cultura Data Driven em 7 passos
Business Intelligence: por que sua empresa precisa disso

Marconi Medeiros
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Apaixonado por Dados desde pequeno, Marconi é CEO e fundador da beAnalytic!

Autor(a)
Marconi Medeiros
Apaixonado por Dados desde pequeno, Marconi é CEO e fundador da beAnalytic!
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