5 dicas para melhorar a sua proteção de dados

analista de business intelligence beanalytic
Sumário

A tecnologia facilitou muitos processos e operações em empresas, porém ao mesmo tempo também abriu portas para ataques cibernéticos. E, diferente do que muitos acham, não são só empresas grandes que têm sofrido com esse problema. Empresas pequenas com uma infraestrutura mal preparada para proteger dados e informações são também são alvos vulneráveis à ataques. Sendo assim, aqui vamos te contar algumas dicas para melhorar a sua proteção de dados através da segurança digital.

Um dos casos mais comuns é o de sequestro de dados (ransomware), quando malwares bloqueiam seu acesso a dispositivos ou até mesmo roubam seus dados. Após isso, o responsável pelo ataque cobra uma quantia em dinheiro para devolver o acesso ou informações.

Por esse motivo, resolvemos separar 5 dicas fáceis de implementar que vão ser muito úteis para proteger seus dados:

1. Aumente a complexidade de suas senhas para proteção

Um ataque comum é o chamado Brute Force, onde o criminoso tenta várias combinações de senhas até chegar ao resultado correto. Com o avanço da tecnologia e do poder computacional, até máquinas domésticas conseguem gerar cerca de 1 milhão de combinações por segundo. Em máquinas mais robustas, esse número pode chegar a bilhões.

Outra forma simples do atacante obter esses dados é a famosa Engenharia Social. O hacker procura informações sobre sua vida e tenta senhas que envolvam esses dados, como o nome da sua cidade, data de nascimento, o nome do seu pet…

Portanto, uma forma extremamente simples de tornar seus dados mais seguros, é aumentando a complexidade de suas senhas. Quando você combina números, letras e caracteres especiais, as possibilidades de senha aumentam exponencialmente devido ao número de opções que existem para cada caractere.  Podemos visualizar o tempo necessário para quebrar as senhas na seguinte tabela:

Tabela para relacionar a proteção de dados à construção da senha
Relação entre número de caracteres de uma senha e a variação dos caracteres, através do tempo necessário para ser quebrada.

Recomendamos a utilização de um gerador de senha aleatória, como por exemplo o da LastPass, que dão várias opções na criação da senha e deixa o processo mais fácil.

 

2. Mantenha suas aplicações sempre atualizadas

Um ponto essencial para qualquer organização é sempre se preocupar em manter seus softwares, sistemas e aplicações atualizados. Frequentemente as novas versões são lançadas para resolver bugs e problemas que poderiam facilitar o acesso de hackers ao seu sistema.

Quando essas atualizações ocorrem, a empresa responsável pelo programa normalmente publica notas de atualizações, listando todos os problemas que foram resolvidos com a nova versão.

Ou seja, sempre que há uma atualização de segurança, é comum que hackers utilizem as notas de atualização para saber os aspectos que foram corrigidos. O propósito? Atacar aqueles que ainda não fizeram as atualizações.

3. Tenha um backup de seus dados

É de extrema importância manter backups regulares do seu sistema, pois até os melhores sistemas do mundo estão sujeitos à falha. Além disso, é possível que você possa recuperar os dados perdidos ou apagados mas a um custo elevado.

Por isso, é necessário fazer backups constantes para evitar perder informações caso ocorra algum problema com a sua proteção de dados.

4. Cuidado com dispositivos públicos ou compartilhados

Um dos métodos mais comuns de infecção ou roubo de informações é ao conectar seus dispositivos à redes Wi-Fi públicas. Muitas vezes, não há nenhum tipo de proteção ou criptografia nessas redes. Desse modo, ao inserir seu e-mail e senha em algum portal ou site, suas informações trafegam livremente para qualquer usuários conectados à rede pública. É necessário ter extremo cuidado com o conteúdo acessado quando conectado à uma rede assim. E, quando for necessário, existem algumas soluções de chave de segurança para seu dispositivo fazer a conexão.

Da mesma forma, evite consultar conteúdos sensíveis como email, internet banking e redes sociais em computadores compartilhados. Você nunca sabe o que os outros usuários acessaram. Eles podem ter infectado a máquina sem nem mesmo saber, o que acaba impactando sobre o seu acesso e vazando as suas informações. Inegavelmente, a proteção de dados se torna essencial nesses casos.

5. Treine sua equipe

Com essas dicas, você já pode ter uma noção dos primeiros passos para implementar uma política de segurança digital na sua organização. É de suma importância você treinar seus colaboradores para que fiquem cientes dos perigos dos ataques cibernéticos e ensinar sobre as medidas que serão tomadas.

O treinamento e verificação constante é uma ótima maneira de conscientizar seu time e reduzir as chances de erro humano. Envie dicas regulares para que consigam identificar golpes de phishing e engenharia social, ensinando a usar dispositivos com segurança, solidificando assim a segurança da empresa.

A partir dessas 5 dicas, a sua empresa poderá estar cada vez mais protegida contra ataques cibernéticos com o intuito de desestabilizar a estrutura digital da mesma.

Você já ouviu falar no nosso DadosCast? Para continuar acompanhando conteúdos super relevantes sobre dados, segue a gente lá!

Leia também:
Como a Engenharia de Dados ajuda na redução de custos
5 benefícios do Data Warehouse em empresas

Autor(a)
Daniel Luz
Conteúdos relacionados

São Paulo, SP
Tv. Dona Paula, 13 – Higienópolis

Natal, RN
Av. Cap. Mor Gouveia, 3000 – Sala A413 – Lagoa Nova

Fortaleza, CE
Av. Dom Manuel, 1020 – Centro

© 2024 beAnalytic – Todos os direitos reservados | [email protected] | (11) 5198-0223

Fale Com Um Especialista

*Este contato é comercial. Para outras demandas, entrar em contato através do e-mail [email protected].

Machine
Learning

Com a consultoria em Machine Learning da beAnalytic, a nossa equipe fica responsável por:

Mapeamento, coleta e tratamento dos dados necessários para o projeto;

Definição do algoritmo apropriado com base nos objetivos do projeto, e início do treinamento do algoritmo;

Avaliação do desempenho do modelo de ML, otimização e implementação no ambiente de produção.

A