4 formas em que a análise de dados pode alavancar sua loja

Sumário

A forma como trabalhamos, vivemos, nos divertimos e consumimos passou por grandes mudanças nos últimos anos. Tentando se adaptar a esta nova realidade do mundo, o varejo está aderindo cada vez mais à análise de dados como forma de alavancar vendas. 

Para te ajudar nessa jornada, trouxemos algumas dicas de iniciativas de transformação digital voltada a dados, que se bem executadas irão alavancar seus resultados. 

1ª dica: Conheça o seu cliente 

O perfil dos clientes mudou e hoje eles estão cada vez mais exigentes. Os consumidores pesquisam e consomem seus produtos em diversos canais, e querem ter produtos e experiências personalizadas. 

Além desse ponto, é possível também enxergar um crescimento significativo do investimento em plataformas online na área do varejo. Esse fator alinhado com uma boa gestão de informação são imprescindíveis para essa busca de um maior entendimento. 

Portanto, para que ocorra, é fundamental que a sua empresa se preocupe em captar informações sobre seus clientes, preferências e suas compras. Utilizando um sistema de CRM para fazer essa gestão é importante que alguns dados, como os abaixo são importantes de serem recolhidos: 

  • Idade; 
  • Gênero; 
  • Localização Geográfica; 
  • Frequência de compra; 
  • Ticket do pedido; 
  • Formas do pagamento, etc. 

Todas essas informações são essenciais para conhecer seus clientes, o que te direciona com maior clareza para as personas que mais geram engajamento. 

A partir disso é possível fazer o registro de todas as compras, bem como direcionar campanhas para os clientes que não voltam a sua loja há um certo tempo, ou enviar lançamentos semelhantes às peças anteriormente compradas por eles. 

Um dos ótimos exemplos da utilização dessa ferramenta é a marca de roupas Reserva. 

2ª dica: Análise passada e preditiva 

análise de dados

Outro uso para a base de dados de vendas é a análise de resultados de um intervalo de tempo passado.

A partir da utilização de algoritmos é possível fazer uma análise preditiva, que auxiliam gestores a visualizar padrões e resultados, tentando assim prever cenários futuros.

Com o uso dessas ferramentas as decisões dos gestores começam a ter mais embasamento, permitindo um melhor planejamento, principalmente em relação às compras. Reduzindo assim tanto o custo de compras, como o de estoque, ou falta dele, e reduzindo também o risco de ruptura no seu estoque. 

Nesse cenário, são infinitas as possibilidades a serem trabalhadas. Hoje em dia, existem inúmeras ferramentas que englobam análises preditivas e inteligência artificial, tais como o Python e o Power BI.

3ª dica: Analisar oportunidades 

Se você é empreendedor com toda certeza já observou oportunidades no seu mercado, e até mesmo em outros segmentos. Mas será que essas oportunidades são reais? 

Utilizando bases de dados com informações da sua carteira de clientes, vendas, bancos de dados públicos e disponíveis na internet, é possível entender o padrão de comportamento, aspectos demográficas e até mesmo quais concorrentes e quanto cobram em determinada área. 

Essa análise dos concorrentes pode ser e deve ser feita com o estudo de informações coletadas para melhorar o desempenho do seu varejo. Um exemplo é que se a sua loja está no online, uma das várias possibilidades desse monitoramento está na precificação automática dos produtos conforme as mudanças mercadológicas. 

Leia também: E-commerce: Como enxergar melhor suas vendas?

4ª dica: Possibilitar boas estratégias e o melhor cálculo do ROI 

A análise de dados correta possibilita que o varejista otimize a sua estratégia e saiba exatamente onde ele deve ou não aplicar seu dinheiro, acompanhe o comportamento de clientes na sua loja online ou física e identifique a necessidade abrir uma filial ou investir em outras estratégias de venda. 

Esse ponto específico se mostra ser uma grande oportunidade, pois, como foi mencionado anteriormente, a ipz Platform, fez um estudo para entender como as lojas online ou não, estão se preparando para os novos hábitos de consumo digitais, essa pesquisa aponta que cerca de 54% do varejo seja visto com bons olhos pelo público por conta da presença e engajamento digital. 

Além disso, nos é mostrado também que 75% das empresas varejistas elaboram campanhas com dados próprios sem integração e/ou ativação em diferentes canais de mídia, onde, essa realidade resulta em um cenário no qual o cálculo do ROI e mensuração de resultados é dificultado. 

A partir da aplicação da análise de dados, você poderá controlar melhor o retorno sobre investimentos (ROI) da sua empresa, fazendo com que assim, a relação entre a quantidade de resultado gerado pelo dinheiro investido aumente consideravelmente. 

Leia também:
Análise de dados: o que é, tipos de análise e como aplicar 
Análise de dados: como não cair em armadilhas

Autor(a)
Daniel Luz
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